In Your Language:

English Spain Français Deutsch Italian

29/01/2011

Primeiro Post


Nosso primeiro post. É sempre difícil começar, não é? Especialmente quando se escreve para pessoas tão inteligentes quanto nós. Sente-se o peso da responsabilidade... Há que se manter na linha da coerência e da objetividade, sem se perder em si próprio... Há que se ter a mente aberta para a criatividade, um grande senso de auto-crítica e muita humildade para receber as críticas alheias.

Mas acima de tudo, deve-se ter o que dizer. E tenho. Ou melhor ainda: temos. Sim, porque não estou sozinho. Todos os que se inquietam estão comigo. Todos os que se questionam e ao mundo ao seu redor, estão comigo. Todos os que QUEREM SABER, estão comigo. A idéia é que este blog seja um lugar para livres pensadores expressarem suas opiniões e aprenderem uns com os outros. Contudo, isso nos leva à uma questão: Quem são os livres pensadores? Todos os que usam suas mentes de forma produtiva e racional, todos os que questionam seus mundos e relações, com o intuito de aprender, todos os que como eu, estão profundamente interessados em conhecer o seu próprio mundo, desde a sensação de um toque, até como vivem os peixes abissais. Todos os que sabem que existe uma verdade lá fora, para tudo e que algumas coisas demoram muito pra ser entendidas, mas com muito trabalho sério, é possível entender o funcionamento de tudo. Aqueles que amam o conhecimento e o buscam por toda a vida: Os céticos.

Diferentemente do que pensam muitos, nós, céticos, não somos "contra tudo", nem mesmo contra "deus" nós somos. Somos contra idéias pré-concebidas de deuses e toda a crendice que é gerada por mitologia e portanto, não provada nem provável. Somos contra filosofias que alienam as pessoas amputando-lhes o cérebro, impedindo-as de pensar por si. O cético é aquele que não desacretida, mas exige provas. E faz melhor, vai atrás delas. Há uma diferença sutil entre o cético e o ateu: no geral, o ateu é mais inflexível. Ele não acredita em deus e não tá nem um pouco a fim de acreditar ou desacreditar. O assunto parece tão absurdo que ele não se dá nem ao trabalho.

Nas palavras de Miguel de Unamuno:
Céptico não significa aquele que duvida, mas aquele que investiga ou pesquisa, oposto àquele que afirma e pensa que descobriu.” Miguel de Unamuno

Nas palavras de Isaac Asimov:
Eu sou ateu, sou sim. Levei um longo tempo para dizer isso. Eu tenho sido um ateu por anos e anos, mas de algum modo eu senti que era intelectualmente inaceitável dizer que alguém é um ateu, porque isso assumia um conhecimento que ninguém tem. De algum modo era melhor dizer que alguém era um humanista ou agnóstico. Eu não tenho a evidência para provar que Deus não existe, mas eu suspeito tanto que ele não existe que eu não quero perder o meu tempo.”

A questão importante, entretanto, é que em ambos os casos, há interesse intelectual, racional, científico em jogo. Essa questão sobre deus na verdade nem é nosso maior dilema, perece ser o dos que crêem, já que sempre precisam "reavivar sua fé". Nos preocupamos com nosso planeta, com todas as formas de vida, com vida fora do nosso planeta. Nos preocupamos com todas as coisas que são naturais e provadas. A eletricidade, por exemplo, é natural e provada. Mas imagine se em pleno século 15, os levasse ao meu castelo e ao clicar um botão na parede as luzes se acendessem! Seria bruxaria!! Edson resolveu a questão. Hoje inventamos cada vez mais maneiras de utilizá-la. E é exatamente toda essa pesquisa, todo esse trabalho que se tem para desenvolver o mundo natural o que chamamos de CIÊNCIA. Todas as formas, de todas as áreas, ciência. Esse é nosso auto de fé. Nossa "religião". Nosso deus é o próprio homem, que com o poder de "mente mortal" é capaz de mudar o mundo, através de sua inteligência e raciocínio lógico.

Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor Fernandes

Admitimos que muitos desses "deuses" utilizaram seus "poderes" para o mal, infelizmente. Mas se há "deuses" humanos capazes de inventar coisas destruidoras e novas formas de usar coisas boas, para o mal, como a bomba H, por exemplo, o que dizer dos outros deuses de todas as mitologias, especialmente a cristã? É mesmo necessário que se junte todo o sangue que escorre da bíblia? Todos os casos de intolerância e subjugação moral que há lá? Enfim, não é nosso objetivo atacar ninguém, mas simplesmente não podemos nos calar frente ao ilogismo.

Usarei sempre que possível, citações de Céticos e Ateus conhecidos, para que não se diga que estou falando sozinho, que sou o único que pensas essas coisas.

A beleza da mania religiosa é que ela tem o poder de explicar tudo. Uma vez que Deus (ou Satã) são aceites como a primeira causa de tudo que acontece no mundo mortal, nada é deixado à sorte… a lógica pode ser alegremente jogada pela janela.” Stephen King

Se deus queria que as pessoas acreditassem nele, por que então ele inventou a lógica?” David Feherty, jogador de golfe da PGA Tour

No reino da ciência, todas as tentativas de encontrar qualquer evidência de seres sobrenaturais, de concepções metafísicas, como Deus, imortalidade, infinito, etc., falharam, e se nós somos honestos, devemos confessar que na ciência não existem Deus, imortalidade, alma ou mente fora do corpo.” Charles P. Steinmetz, inventor e engenheiro Americano, American Freeman, Julho de 1941

Para finalizar esse primeiro post, gostaria de agradecer a todos os que nos visitem, a todos os que comentem e a todos os que critiquem. Saibam que é assim que crescemos. E aos "crentes" que eventualmente entrem e comentem ou critiquem, também agradecemos e nos sentimos felizes, pois fazendo isso, vocês estarão fazendo exatamente o que dizem odiar: Ciência. O início de tudo é o questionamento e desde que vocês participem de algum tipo de questionamento, suas mentes terão uma chance de despertar. As mentiras que lhes contaram que "questionar os desígnios de deus é blasfêmea", que "as coisas encobertas são apenas para deus" e que "deus sabe seus pensamentos e vai te mandar para o inferno por pensar essas coisas", são mecanismos para manter seus fiéis. Desde a Antiguidade. Foi a Igreja Católica que mudou muitos trechos do que tinham como "livro sagrado" para não perder seu poder, e até hoje esses mecanismos ainda funcionam. Libertem-se. Transcendam. Mas na mente.

Essa é a essência deste blog: A liberdade da mente.

Grande abraço.

Cosmos - Carl Sagan (1-4)

Cosmos (5-13)