In Your Language:

English Spain Français Deutsch Italian

17/06/2011

Bem vindo ao Park dos Dinossauros! - Superinteressante

Cientista quer recriar dinossauros (a partir das galinhas!)

Thiago Perin 17 de junho de 2011

Como esse blog se chama CIÊNCIA MALUCA, a gente nem precisa entrar no mérito do quão válido é um cientista investir anos e anos de trabalho para recriar um dinossauro (ou algo próximo dele). Como todo mundo sabe, a criatura não faz falta para ninguém.

Então, dá para cair direto na pergunta: é possível? Dá para “construir” um dinossauro em pleno século 21? O palentólogo norte-americano Jack Horner acha que sim.

A forma mais imediata de fazer isso seria a partir de uma amostra do DNA dos bichões. Mas, segundo Jack, apesar de alguns dos fósseis já encontrados estarem surpreendentemente bem conservados (alguns ainda com vasos sanguíneos), nenhum está tão preservado assim, a ponto de conter DNA intacto – do tipo necessário para recriar um Jurassic Park. Pôxa.

Restou olhar, então, para os descendentes dos monstros pré-históricos: os pássaros modernos. As galinhas, segundo o paleontólogo, têm a chave para recriar um dinossauro gravada em seusgenomas. De acordo com ele, elas ainda têm características como dentes, garras e caudas expressas ali no fundinho dos genes – elas apenas foram “desligadas” em algum ponto do desenvolvimento dos bichos. E Jack e sua equipe, no caso, pretendem ligá-los novamente.

Eles discutiram esses planos em um dos eventos do TED lá nos EUA agora em março. Se você entende inglês e quer saber mais, se jogue no vídeo da palestra.

E aí, será que isso é uma boa ideia? Você se anima com a ideia de ter dinossauros em exibição no zoológico?

http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/cientista-quer-recriar-dinossauros-a-partir-das-galinhas/

POstado originalmente em:

Cosmos - Carl Sagan (1-4)

Cosmos (5-13)